sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

DÉCADA DE 50 - OS PODERES DA USA - 12/12/2014

SER SOBREVIVENTE É MORRER MAIS LENTAMENTE
Fui menino, adolescente e adulto nos anos 50. Recém-saídos da 2ª guerra, vivíamos um período romântico. Os Estados Unidos recebiam homenagens ao grande guerreiro que foram. O mundo imitava a USA, na moda, na cultura, modo de viver. O maravilhoso cinema norte americano difundia a imagem do modo de vida. Vivíamos uma farsa romântica de viver. Todo mundo copiava os norte americanos. E era bom, era colorido, divertido. Mas era tudo mentira. Porém uma mentira deliciosa que me ajudou a viver no escurinho das salas de cinema.

A família era mais unida. Os conceitos judaico-cristãos eram seguidos na religião, na sociedade, na sexualidade. Era repressor, mas também trazia mais sossego. Havia menos doença, o câncer era mais raro, os estupros menos frequentes e a pedofilia era tão escondida que ninguém sabia. Acreditava-se mais em Deus e havia até esperança nos corações. Vivíamos uma mentira salvadora.

Na década de 60, com os requebros de Elvis Presley, surgem os Beatles. Os rapazes de Liverpool trouxeram a liberação dos costumes. Sua presença carismática e sua música linda abriram as comportas do inferno. O modismo infernal atingiu o social, a moda e liberação sexual. Por essa época o macho humano descobre que não é pecado "dar o rabo". Que está livre para poder "comer" o seu melhor amigo. Virou um inferno a caçada entre homens. Na década de 70, as mulheres se queixavam de não existir mais homens. Os poucos bissexuais que resistiam à onda avassaladora não conseguiam prover toda a necessidade feminina. Nessa época aumentou o lesbianismo. E aumentaram as doenças (DST) sífilis, gonorréia, etc. O uso de álcool e drogas chegou ao paroxismo. Todo mundo louco. Então possivelmente uma ala do poder político resolve acabar com a farra toda. Tanta liberação, principalmente sexual, põe em perigo o domínio do poder. ENTÃO ALGUÉM SOLTOU O BICHINHO DA AIDS NO POVO. Mas o tiro saiu pela culatra e o vírus pegou todo mundo em todos os setores, até na ala vip.

E acabamos nós todos com o que vemos em torno. Violência, decadência e morte. Desarvorados, os seres humanos se atracam e se atacam num massacre dia após dia. Corpo e mente alterados por vícios e doenças. Os jovens atuais não conheceram a beleza, uma pena. Eles só conhecem a violência, o sexo que mata e destrói e o vício que ilusoriamente ajuda a fugir disso tudo.

Para nós, que conhecemos a beleza, resta o plano da memória e a certeza de que os sonhos morrem primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário